A internação voluntária é uma opção de tratamento oferecida para pessoas que têm algum tipo de dependência química ou comportamental. É uma forma de buscar a recuperação da saúde mental, física e emocional, possibilitando ao paciente subir o seu autocontrole e reequilibrar suas vidas, visando seu bem-estar.
O que é Internação Voluntária?
A internação voluntária é uma forma de tratamento que oferece um ambiente controlado e individual para que o paciente possa receber o tratamento específico para a dependência que apresenta. É uma decisão tomada de forma individual, livre e consciente. O tratamento em uma clínica de reabilitação é desenvolvido por profissionais especializados e pode ser dividido em três etapas: a desintoxicação, a reabilitação e a prevenção da recaída.
Como funciona a Internação Voluntária?
Durante a internação, o paciente usufrui de orientações para lidar com o problema de dependência. Ele tem acesso às ferramentas de autocontrole necessárias para lidar com as questões emocionais que o ajudarão a se libertar do vício. Nessa etapa também são realizados tratamentos paralelos como musicoterapia, equoterapia, reiki, terapia cognitiva comportamental e outras formas de terapia que contribuem para o bem-estar e a recuperação do paciente.
Vantagens de fazer Internação Voluntária em uma Clínica de Reabilitação
- O Suporte Psicológico e Psicoterapêutico. Durante a internação, o paciente tem acesso a todos os profissionais da área da saúde, como psicólogos, psiquiatras e terapeutas. Esses profissionais o auxiliam na tarefa de recuperar o controle das suas ações e comportamentos, o que auxilia na reabilitação do paciente;
- O Ambiente Estruturado. O paciente conta com um ambiente totalmente estruturado para uma melhor recuperação. Nesses locais, são criados pontos de segurança para evitar que o paciente volte a consumir substâncias em seu tratamento;
- A Redução da Ansiedade. O tratamento oferecido nas clínicas de reabilitação ajudam a reduzir a ansiedade desencadeada pela dependência, auxiliando no controle dos estados emocionais;
- O Acompanhamento Familiar. Os familiares do paciente são envolvidos em todo o tratamento, de forma a que possam aprender novas técnicas e ferramentas para auxiliar o paciente durante a reabilitação e despistagem de recaídas futuras.
Se você está pensando em buscar tratamento para dependência química ou comportamental, a Reabilitar Tratamento é a escolha ideal.